Decisão e Compra. Tudo isso acontece no Trade.
E acontece mesmo.
O que muita gente sabe também já foi comprovado em pesquisa: cerca de 70% das decisões de compra são tomadas bem em frente às gôndolas, mesmo que suas compras sejam planejadas.
No entanto, ao chegar no ponto de venda são tantos estímulos –desde a variedade de produtos, embalagens atraentes ou ainda aquela promoção imperdível - que a decisão corre o risco de acontecer no piloto automático e de forma inconsciente. Pode ser o seu humor na hora da compra, sua necessidade de uso, uma ação promocional acontecendo ali naquele momento e, claro, o preço.
O que a sua marca faz para atrair aquele consumidor que nunca comprou seu produto?
E para aquele que já compra, o que você faz para mantê-lo fiel?
É leviano pensar que o pdv é o único responsável por uma boa estratégia de venda.
A decisão acontece no canal, mas até chegar lá há outros canais que precisam ser explorados - principalmente o online. É onde as pessoas conseguem mais informações, comparam preços, podem ver avaliações e críticas de outros consumidores e, também, são impactados por vários digital influencers.
Seja qual for o seu segmento, seu produto sempre será avaliado antes da compra:
73% dos consumidores fazem pesquisas durante sua visita à loja física;
87% gostam de fazer a compra pessoalmente na loja física;
64% acreditam que as visitas às lojas físicas têm uma grande influência na hora de decidir a compra, mais que a pesquisa online;
O fato de estar no mesmo local da compra coloca o consumidor mais disposto a conhecer o seu produto e, principalmente, mais vulnerável à abordagem da sua marca: 51% dos novos lançamentos de produtos foram descobertos no Ponto de Venda, contra 18% da internet e 31% na televisão.
Entender que o consumidor precisa conhecer o seu produto,
ter interesse em experimentá-lo para, só então, comprá-lo
é fundamental para que as marcas planejem o seu papel e
sua posição dentro do pdv.
Se o seu produto é uma commodity, tem preço competitivo ou similar aos concorrentes e simplesmente “está presente na gôndola”, já é hora de repensar se o seu objetivo é crescer (ou, nesta crise, se manter onde está).
Quer entender o que pode ser feito para o seu negócio e seu produto no pdv para estimular as vendas?
Vamos conversar? Juntos podemos fazer mais pela sua marca.
Nossos contatos: contato@sagradoinc.com.br ou (31) 99912-0407
Fontes: Nielsen (A hora do shopper); Major Purchase Consumer Study (Synchrony Financial)